Pra pensar

June 23, 2004 at 3:47 pm 9 comments

Cheguei há pouco na máquina aqui e o daltão deixou um recado pra mim:

1. processo de reconquista e desenvolvimento do conhecimento a partir de princípios da elementaridade constituinte dos aparatos tecnológicos em processo de difusão midiática. isso aqui tem a ver com aquele lance que joguei na lista a respeito da radicalização do construtivismo. a matriz dessa idéia é de que pequenos elementos compõem funções táticas e estratégicas na construção de novos e inovadores elementos de difusão, resgate, captação e armazenamento.
2. não ainda a idéia de como desenvolver isso de forma objetiva e sistematiza (talvez nem seja possível) mas penso apenas que precisamos pensar no processo de rearticulação dessa forma de construção de equipamentos e conhecimento (aqui entra todo o processo de modularização do próprio software livre, onde cada elemento e grupo desenvolve pequenos “patches” e tals para compor um todo que faz sentido de forma completamente diferente de suas partes constituintes). aqui entra uma análise mesmo mais sistêmica disso.
3. sei lá.

Advertisements

Entry filed under: Uncategorized.

Wiki de Software Livre da CGE-PMSP : WaramInstall Mais um dia doido

9 Comments Add your own

  • 1. dpadua  |  June 23, 2004 at 6:10 pm

    tentativa talvez inútil de interpretação: “1. ‘abrir’ cadeias tecnológicas para (re)apropriação do conhecimento (infralogica + significados) e dos materiais (componentes de infrafisica) que a geraram, através de novas propostas (novas logicas, novos significados) de encadeamento tecnológico dos elementos (conhecimento + materiais) das cadeias anteriores. 2. estruturar um sistema de (re)construção tecnológica onde estas novas propostas emerjam de baixo pra cima, a partir das pontas da malha social.”

    se for isso mesmo, dá pra resumir em “estabelecer uma nova dinâmica homem->tecnosfera que supere a atual, que é oligárquica e dependente de controle autoritário”.

    ou não.

    Reply
  • 2. Su  |  June 23, 2004 at 10:27 pm

    depois vcs falam da academia …. 🙂

    Reply
  • 3. ff  |  June 23, 2004 at 11:27 pm

    pádua, perfeito.

    su, ok. mas a gente está com uma pusta base mundorreal pra depois teorizar, e não o contrário…

    Reply
  • 4. P4010  |  June 24, 2004 at 1:43 pm

    tb votamos no {caminho do meio} entre filosofia/praxis/tecnica | vale aq o ponto de criar estruturas nao so replicaveis, + autoreplicaveis. + ainda o fato de q esses rizomas tem de permanecer livres | [questao]> com vc pensam na interferencias locais desses nodos? q elementos seram usados para agregar novos aliados?

    Reply
  • 5. dpadua  |  June 24, 2004 at 3:19 pm

    p4o1o the cyborg,
    não sei se entendi bem suas questões… mas acho que implementar isso passa por estruturar uma dinâmica homem->tecnosfera centrada na sensibilidade. os sentimentos movem o cyborg, e os nós são vivos.

    Reply
  • 6. P4010  |  June 24, 2004 at 3:42 pm

    mestre dpadua-san | pensamos nisso tb {uma dinâmica homem->tecnosfera}, num ponto onde nao de + vamos poder enXergar os extremos entre homemXtecnica [ciborgs :)]. nossa angustia eh pensar q esses belo5 nodos livres possam ser capturados de alguma maneira pelo inimigo [le-se capiatal, jaba, crackers etc]. como manter esse organismos replicadores livres?

    Reply
  • 7. dpadua  |  June 24, 2004 at 5:00 pm

    a captura pelo capital acontece porque ainda comemos, bebemos e descansamos submetidos à dinâmica das trocas. o sentimento de injustiça bate quando percebemos que a especialização nessa dinâmica leva a pessoas com tudo, e gente sem o mínimo. como combater isso? levando o compartilhamento à mais básica instância? muitos já tentaram na história, mas quando a coisa ganha escala, algo sai errado… voltamos a depender de representantes pra interagir com quem está longe – representantes que exigirão *algo em troca*. seria então a capacidade de comunicação individual e autônoma (num espaço comum) imprescindível para converter as massas em multidões à medida que o compartilhamento de base ganha escala?

    🙂 radicalizando a (re)apropriação tecnológica livre, ao ponto da (re)construção das bases tecnológicas sociais desde a subsistência compartilhada – tecnosfera livre para conversão energética (para os elementos orgânicos e o inorgânicos que lidamos)… criando zonas autônomas interconectadas num inifinto progresso tecnológico compartilhado, talvez faria emergir novos paradigmas (horizontais) econômicos e enfim políticos.

    o loko é que tamo pensando por aí, cowboy -> terraslivres (terraslivres.net). movimento de liberação de terras, através de licenças (contratos de aluguel que não exigem dinheiro) de uso da base tecnológica (re)apropriada ali para concretizar a subsistência compartilhada. interliga-se as terras a partir do compartilhamento do conhecimento. e os nós se apropriando deste conhecimento para adaptar as bases a suas realidades sensíveis. tem um bocado de coisa escrita, falta subir pra lá e abrir o xemelê pra ver até onde vai.

    que ces acham?

    Reply
  • 8. dpadua  |  June 24, 2004 at 5:21 pm

    só dizendo algo muito importante: acredito que pra chegar uma realidade compartilhada, não haveria a necessidade de grandes desenvolvimentos tecnológicos, se a sensibilidade geral fosse de compartilhamento. mas somos uma espécie facilmente corruptível e o uso de infrafisica com infralogica de trocas (propriedades + autoridades = a possibilidade de acumular poder sobre a sobrevivência alheia) nos ajudam a manifestar nossa ganância e assim desequilibrar todo o sistema, do ponto de vista dos indivíduos. :=P

    Reply
  • 9. lg  |  June 24, 2004 at 8:56 pm

    falando em caos… http://pt.wiktionary.org/wiki/Caos

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendar

June 2004
M T W T F S S
« May   Jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: